História do Halloween – Qual a origem da festa de Halloween?

No dia 31 de outubro é comemorada a festa de Halloween – ou Dia das Bruxas, como também é chamado aqui no Brasil. Mas qual é a história do Halloween? Existem vários mitos que envolvem a origem do Halloween. Um deles diz que essa é noite em que as bruxas se reúnem e para ir uma festa dada pelo Diabo, e há vários outros parecidos. Entretanto, muito pouca gente sabe que o Halloween teve origem nas celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

A história do Dia das Bruxas começou com a tradição dos celtas, povos que habitavam a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre 600 a.C. e 800 d.C. Apesar do nome que é dado hoje, a festa não tinha nada a ver com bruxas. Era um festival do calendário celta, o festival de Samhain, celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava o fim do verão. Esta data era sagrada para os celtas, pois eles acreditavam que neste dia o véu que existe entre os mundos real e o dos deuses e mortos ficava mais tênue.

Entre o por do sol de 31 de outubro e o amanhecer do dia 1º de novembro, ocorria a noite sagrada – em inglês hallow evening. Por isso essa noite passou a ser chamada de noite de Halloween. As bruxas só entraram na tradição do Halloween por volta da Idade Média, quando a Inquisição perseguiu homens e mulheres pagãos. Estes pagãos recebiam o nome de bruxos e eram queimados na fogueira. Com o tempo, os imigrantes descendentes dos celtas, em sua maioria irlandeses, levaram essa tradição aos Estados Unidos, e agora vários países do mundo comemoram a festa de Dia das Bruxas.

Saiba mais sobre o Halloween

História do Halloween – Qual a origem da festa de Halloween?
Receba as fotos no seu email:

História do Halloween – Qual a origem da festa de Halloween?

História do Halloween – Qual a origem da festa de Halloween?